JÁ SÃO QUASE 30 MILHÕES DE EMPREENDEDORES

12:13 Carlos Alberto, ˜Karlão Sam˜. 0 Comments




Uma pesquisa inédita mostra que o número de empresários cresceu no país. Agora, quase 30 milhões de brasileiros comandam um negócio próprio. O perfil dos empreendedores também mudou e mostra que eles tem entre 25 e 40 anos e abrem um negócio próprio não por necessidade, mas porque enxergam boas oportunidades de crescer.

Os empreendedores são jovens, tem entre 25 e 40 anos e abrem um negócio próprio não porque ficaram desempregados ou por necessidade, mas porque enxergam boas oportunidades de crescer financeiramente.

Uma pesquisa, a que o Bom Dia Brasil teve acesso com exclusividade, mostra que o Brasil já tem 27 milhões de empreendedores e ocupa a terceira posição no ranking mundial.

A mordida na maçã fez estalar a idéia que faltava. E assim, os amigos Carlos e Leonardo decidiram abrir uma pequena empresa. Isso foi há três anos.

“Nós verificamos uma oportunidade no mercado e tivemos essa ideia de trazer, que veio de fora, a venda de frutas para escritórios”, explica o empresário Carlos Ribeiro.

Eles começaram sozinhos: acordando cedo, escolhendo fruta a fruta para entregar aos clientes. O negócio foi ganhando terreno até os sócios se tornaram empregadores.

“Dá vontade até de abrir uma franquia. A gente pensa em crescer junto”, conta a auxiliar de serviços gerais Aline Sena.

Hoje a empresa distribui cinco mil frutas por dia - mais do que o triplo do que quando o negócio começou. O número de clientes também deu um salto: de 10 passou para 50. E os jovens empresários querem mais.

“Hoje nós temos um quadro de funcionários com oito funcionários. A expectativa é grande, é chegar em 2015 com mais ou menos uns 30 funcionários”, afirma Leonardo Stecanella.

Leonardo e Carlos são dois exemplos de empreendedores que estão mudando a cara do país. Hoje, 27 milhões de brasileiros comandam o próprio negócio ou estão se preparando pra entrar no mercado como patrões. Em um ranking que avaliou 54 países, o Brasil só fica atrás da china, que tem 370 milhões de empreendedores, e dos Estados Unidos, com 40 milhões.

Por aqui, mudou também a forma de empreender: hoje, a maior parte dos novos empresários entrou no ramo por escolha.

“Isso aliado ao crescimento da renda da população com a chamada nova classe média favorece e estimula muito os pequenos negócios, que são aqueles que estão muito próximos dessa população que ascende na pirâmide social. E isso gera muito emprego, isso gera renda, isso gera desenvolvimento”, explica Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico nacional do Sebrae.

Entre uma aspirada aqui e um paninho ali, Gabriel vai alcançando o objetivo. Hoje ele é empregado em um restaurante e patrão no serviço de limpeza. Comprou uma minifranquia, na qual ele mesmo põe a mão na massa. E o negócio está dando certo, tanto que Gabriel já contratou a primeira funcionária. E é só o começo.

“Minha meta é ter minha própria empresa de limpeza daqui a uns cinco anos”, afirma o sub-gerente de restaurante e micro empresário Gabriel Pereira Barbosa.

De acordo com a pesquisa, as mulheres já representam praticamente a metade dos novos empreendedores brasileiros. É o índice mais alto entre todos os países pesquisados.
» Fonte: Globo.

Você pode gostar de

0 comentários:

GRATOS PELA VISITA. AGRADECEMOS PELOS SEUS COMENTÁRIOS!